quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Votar! ... Votar! ... Votar!

E agora José???

Grande a decisão do STF sobre a manutenção da ficha limpa para essas eleições.
Somos reféns do voto, e o que é melhor para esse momento? ...
vamos discutir o voto facultativo.

O artigo abaixo é um bom começo.

VOTO FACULTATIVO É BOM CAMINHO PARA EDUCAÇÃO POLÍTICA

por Glauco Cortez

O voto obrigatório é teoricamente autoritário. Ele obriga pessoas que não têm o interesse em votar, a votar. Deixar de ir às urnas é uma expressão política. Essa obrigação prejudica a educação política e o processo eleitoral.

É certo que a legitimidade do voto não está na quantidade, mas na vontade de expressá-lo. Se hipoteticamente apenas 10% comparecem e votam, definindo as eleições, os outros 90%, que não quiseramvotar, deveriam aceitar por vontade própria sua submissão à decisão dos votantes. O problema é o risco que isso nos traz. Os fascistas vão usar o argumento da falta de voto para justificar uma ditadura.

A participação e ausência de eleitores são fundamentais na análise da democracia contemporânea.Mas em um país mais desigual do mundo, como o Brasil, a manipulação pode ser mais fácil. Precisamos caminhar para uma igualdade social.

Parece mais fácil comprar voto de quem já tem que ir votar do que de quem não precisa votar. Mas o voto obrigatório coloca uma grande quantidade de votos para se eleger, porque o universo de votantes é maior. Assim, os coronéis são obrigados a comprar uma quantidade maior de votos.

Glauco Cortez é atualmente professor pesquisador da PUC-Campinas, doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Desenvolve pesquisa no Grupo Comunicação e Tecnologia Digital, dentro da linha de Pesquisa Sociedade midiatizada: processos, tecnologia e linguagem.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vendo Bingo da Igreja

















Vendo Bingão XII Festa da Costela da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Vila Prohmann, que ocorrerá no dia 14/11/2010. Contato pelo e-mail fameira2003@yahoo.com.br.
A cartela custa R$ 10,00 e a cada 2 cartelas compradas você ganha 1 cartela, participe desse sorteio de prêmios e ajude a comunidade.
Clique na imagem para ampliar e ver melhor os prêmios.
Você também pode acompanhar o resultado pela internet, veja no regulamento na esquerda do bilhete.
tenho apenas 1 cartela com 10 bilhetes aproveite antes que esgotem.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Feliz dia das crianças!




















Hoje é o nosso dia! ... quero dizer o dia das crianças! ... mas também é nosso e de todos, porque hoje todos viramos crianças também.
Portanto, nossa homenagem a todas as crianças do Brasil e do mundo, que elas possam crescer com seu espírito inocente, alegres e felizes e assim no futuro assumir e fazer um mundo melhor.
Parabéns! ... parabéns! ... parabéns!
Feliz dia das crianças!