segunda-feira, 22 de novembro de 2010

14 Maratona de Curitiba 2010

As maratonas sempre são uma grande festa para seus participantes, mas nem sempre para a população que precisa circular pelas ruas interditadas, gerando conflitos.
A cada ano aumenta o número de participantes mostrando que o investimento público para promover esse tipo de evento é bem aplicado e não deve ser muito grande comparado a outros menos produtivos em relação a promover a prevenção a doenças do sedentarismo. Estou certo? ... ou estou errado?
É vendo todo aquele pessoal correndo, suados, extenuados e ao mesmo tempo felizes, com o único objetivo de chegar, e depois de chegar, já pensando em melhorar na próxima, é que nos faz pensar o que eles tem, que nós não temos?
E o que eles tem é saúde, conseguida com muita perseverança, basta ver aquelas pessoas de mais idade, muitos acima de 60, 70 anos correndo como se fossem jovens, isso nos prova que o exercício físico é benéfico para promover saúde.
Apesar de não ter participado esse ano, continuo treinando distâncias menores. Correr uma maratona é fácil, o difícil é chegar pelo menos meio treinado nela, e no dia grande parte do sucesso está na vontade de chegar, é a superação dos nossos limites.
Este ano marquei presença apenas assistindo, fotografando e incentivando. Mas, é de ficar com vergonha de só assistir, acho que é por isso que o povo não vai muito à beira do percurso, deveriam ir ver os exemplos e aplaudir, incentivar e animar esses atletas. E assim eles vão seguindo e apesar de estarem em grupos, cada um corre sua corrida e passo a passo eles vão ficando mais perto da chegada, seu único e batalhado objetivo. Muitos estão pela primeira vez, outros já são veteranos, mas cada corrida é uma corrida nova.
Estive em alguns pontos do percurso e também acompanhei alguns trechos caminhando e senti que a maratona esse ano estava menos vibrante, achei que o povo não está participando dessa festa. Parece que a festa fica concentrada no centro cívico, onde se dá a largada e a chegada, e no resto do percurso é apenas problema para o trânsito.
Também senti que a divulgação nos diversos órgãos da imprensa local, era mais voltado a orientar o povo pelo bloqueio das ruas no domingo pela manhã e não de promover essa grande festa. Os muitos cartazes espalhados pelo percurso não serviam nem para a visualização dos pedestres porque ficavam muito altos e nem para os veículos porque ficavam escondidos pelas árvores.
A Maratona de Curitiba não pode perder seu brilho.

Parabéns aos atletas de São Mateus do Sul, eram 5, vimos apenas 2, infelizmente não consegui fotografar, passaram muito rápidos.
Veja o depoimento de um participante: Aventuras de um iniciante em maratonas, das suas dificuldades e do que o incentiva, destaco sua determinação com a frase no final "Ainda não foi desta vez que consegui terminar como gostaria - sem dores. Mas o lado positivo é que estou muito mais inteiro que Buenos Aires, apesar das dores nos joelhos e tornozelo direito." Parabéns Dagmar!
Disponibilizo algumas fotos no endereço: Album Picasa
A quem interessar os resultados da maratona nesse link: http://www.cronoserv.com.br/
Cachorro também corre, mas esse da foto acho que foi forçado e no Km25 não resistiu a uma sombra.
Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba:
Participante mais idosa:
3ª idade – Aos 77 anos, Maria de Mello Mattos, a mulher de mais idade na competição, dá exemplo de perseverança. “Comecei a correr aos 57 anos porque era muito obesa e tinha muitos problemas de saúde. É uma alegria conseguir concluir os dez quilômetros. Espero que os mais jovens também se motivem”, afirma.
E o atleta "girassol" da foto acima concluiu a prova, parabéns José.

Isso é que é saúde: Você sabia que a faixa etária dos homens com mais de 75 anos teve 8 participantes que concluíram a maratona. E que 04 mulheres faixa etária acima dos 65 anos também concluíram a prova.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Imigrantes Italianos















Foto histórica da chegada dos imigrantes Italianos ao Rio Grande do Sul.
Em 1875, chegaram os primeiros grupos, vindos de Piemonte e Lombardia, este grupo veio do Vêneto, e se instalaram na colônia Dona Isabel, que atualmente é a cidade de Bento Gonçalves. Ali eles passaram a viver da plantação de milho, trigo e outros produtos agrícolas, porém, a introdução do cultivo de vinho na região tornou a vinicultura a principal economia dos colonos italianos.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Computador lento??? ...então veja isso!!!

O computador é uma máquina inimaginável, hoje o avanço tecnológico na área nos trás muitos benefícios em diversas áreas, tornando a vida das pessoas mais, ..., mais, ..., e blá, blá, blá, ... será????
Veja o anúncio ao lado, é de 1919, noventa anos se passaram, para a época devia ser o objeto de desejo de muitos, ... "cinco novas teclas tabuladoras que economizavam 20% do tempo dos datilógrafos, este é apenas um dos muitos aperfeiçoamentos que oferece o último modelo da REMINGTON", ... devia ter muita coisa para datilografar na época, imagine os coitados dos datilógrafos o dia inteiro,... tec, tec, tec, tec, plá, plum, tiiimm.
Para muitos, principalmente jovens que estão lendo agora, talvez ainda não tenham idéia do que estamos falando, mas a Remington era a máquina datilográfica mais famosa da época. Tive o prazer de aprender datilografia numa delas, isso foi em 1970, e num modelo muito mais aperfeiçoado ainda e não era elétrica.
Então só complementando o assunto, é porque hoje vejo muitas pessoas insatisfeitas com seus computadores, achando-os muito lentos, daí podemos tirar a lição de que mesmo com o grande avanço tecnológico nunca vamos nos contentar porque a mente humana é curiosa e ávida por conhecimentos, e é isso que move o mundo. Imagine as máquinas daqui a mais 90 anos, como serão???