sábado, 17 de maio de 2008

A casa do vô já não existe mais...

Poderia encher várias páginas escrevendo sobre a história dessa casa e de seus moradores mais ilustres, meu avô, minha avó e mesmo meus pais, mas vou transcrever aqui apenas um trecho que João Martinho Meira escreveu em seu livro:
- Água Azul-A História de um Povo -
" David Felipe também foi pioneiro em São Mateus do Sul, onde existe a casa por ele construída após 1903. Morava em Terra Vermelha e a casa de São Mateus servia para os filhos estudarem e, no caso de doença, servia ainda para acomodar os parentes de Água Azul e de Terra Vermelha, quando necessitavam. Quando faleceu minha mãe, em São Mateus, usamos a casa e os préstimos de David e Josefa. Nesse aspecto, destacamos o carinho e atenção que eles dedicavam aos parentes. Mais tarde o filho Benedito e a esposa Lúcia foram definitivamente morar na referida casa de São Mateus. Aqui também damos um destaque especial ao casal Lúcia e Benedito, que nos recebiam muito bem."


















2 comentários:

Anônimo disse...

Oi pai!
Imensas lembranças e saudades da casa da Vó e do Vô!
Beijo... =)

Anônimo disse...

Oi Fernando!
fiquei tão emocionado e ao mesmo tempo triste ao entrar no teu blog. Ao ver a foto da casa do tio Davi felipe. Emocionado e feliz por ver a casa e pela sua lembrança de meu livro onde me referi a este patrimonio que não é só da famillia mas tb de são Mateus Ah.. se tempo falasse.. quanta felicidade se ouvia naqauela casa. Lembro como um filme que marcou minha vida minha meninice por lá vivi muito.. quando da morte da minha mãe...Lembro tb das minhas andanças na época do meu vestibular de agronomia, quando com uma mala de livros, por algum tempo lá fiquei e pude dar alugmas aulas para sua irmã Lizete.
O exemplo de bondade do tio davi.. e sua querida esposa tia josefa, quase choro de emoção,ao lembrar o bom tempo que passou. Neste contexto não menos saudoso recordo seu pai como acolhia os amigos e sua mãe que sempre alegre com sorriso nos labios nos deixava muito a vontade.
Tb. quando minha mãe faleceu... por aquela entrada ao lado, que descia até a cozinha... podía-se ver um jardim com lindas flores a que lembra minha infancia de 3 anos e 8 meses era o copo de leite.
Fernando .. estou muito longe.. Moro no Tocantins, quase divisa com o Pará. Obrigado por esse tempo de emoçao, felicidade e principalmente pela saudade de um passado tão recente.
Um pequeno poema improvisado marcando o momento..
Adorai tua terra
Os montes e serras..
onde tudo se encerra
a beleza de vida
Adorai um jardim
um mundo sem fim.
Adorai o amor
O eterno explendor
De um mundo passado
de um tempo vivido
um tempo sonhado
as vezes lembrados.
Por vez esquecido
Adorai a saudade
E a felicidade
Irmã da saudade
que no tempo ficou
Adorai o amor
que o tempo plantou
seja aqui ou ali.
Lembro tio Davi.
Em fim.
como tudo passa
tudo fica..
mas na nossa lembrança..
a esperanaça
de ser muito feliz.
Um abraço amigo. No embalo da emoção... foi assim que reagi ao ler teu blog.
Martinho Meira