sexta-feira, 21 de setembro de 2012

São Mateus do Sul 104 anos

A cada aniversário sempre fazemos um retrospecto da nossa vida da nossa história, lembrando e enaltecendo grandes obras realizadas e lamentamos o que ainda não fizemos. O tempo é implacável ele não perdoa, a história vai sendo escrita no dia a dia, aos pouco e quando nos damos conta ela não pode mais ser modificada, já aconteceu, está pronta.
Olhando esses 104 anos da história de São Mateus do Sul, vemos grandes homens e grandes obras. Eles enfrentaram todas as dificuldades da época e escreveram a sua história que hoje são lembradas e enaltecidas.
E hoje, temos grandes homens e grandes obras que serão lembradas no futuro???
Hoje nos 104 anos de São Mateus do Sul, quero prestar minha homenagem a um grande homem, que nem era Sãomateuense, mas veio aqui ajudar a escrever a nossa história e deixar um grande exemplo de vida.
Dr. Paulo Freire Fortes, escreveu sua história não apenas na vida política, mas escreveu-a principalmente no coração do povo por fazer de seu trabalho um verdadeiro sacerdócio, o exercício da medicina. Nasceu no dia 11.06.1892 em Santa Maria Madalena-Rio de Janeiro, filho de Ambrosina e Virgílio A.Fortes. Iniciou seus estudos em Nova Friburgo e em 1910 iniciou o estudo da medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, formou-se em 25.11.1916. Depois de iniciar como militar da Marinha, desistiu e veio para a Lapa-Pr., onde depois solicitado para um atendimento urgente em São Mateus do Sul, pelo Srs. Moisés dos Santos Lima e Luiz Damazo Santos Lima, veio e aqui ficou.
Depois de enfrentar a gripe espanhola, também enfrentou grandes desafios como criar um hospital o qual sustentou por um longo período com seus próprios recursos.
Ainda hoje, apesar de passados tantos anos e com o aumento significativo de habitantes, esse hospital que leva seu nome é o único existente na cidade. É mantido e defendido a duras penas através de contribuições voluntárias, por pessoas que contribuem mensalmente e por uma diretoria voluntária que não mede esforços para manter em pé essa instituição tão valiosa para a população, de uma política errada de saúde pública, dos ataques políticos e dos parcos recursos públicos mendigados.
Minha homenagem ao Dr. Paulo é quase uma dívida, pois passei toda minha infância escutando belas histórias e causos desse homem contados por meu avô, ele teve laços estreitos com nossa família, ele foi padrinho de batismo do meu pai Benedito, também foi sócio de meu avô em alguns negócios.
Publico aqui um documento raro que tenho guardado dessa relação, que mostra a simplicidade e a grandiosidade de um homem que queria apenas o bem de todos.
Esse documento é uma carta escrita de próprio punho pelo Dr. Paulo, enviado do Rio de Janeiro a meu avô, numa época em que ele fazia cursos de especialização.


Que seu exemplo inspire os homens de hoje a escrever uma nova história para São Mateus do Sul, história de grandes realizações, de honestidade, de dedicação e principalmente de solidariedade e respeito humano.
Parabéns São Mateus do Sul pelos seus 104 anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, sou bisneta de Moisés dos Santos Lima. Tenho muito interesse na história da minha família...