domingo, 2 de agosto de 2020

Investimento em FII'S - Fundos Imobiliários

Como programei lá atrás no dia 02 de abril 2020 no auge da pandemia do coronavírus no mundo e início aqui no Brasil, com o mercado financeiro abalado, aproveitei essa newsletter do Fiis bem pertinente. Espero que hoje já tenha passado essa crise com os investimentos voltando ao racional e principalmente nossa liberdade saindo novamente para o mundo.
 
Deixe o seu corretor (home broker) em paz!

Você possui algum imóvel próprio?
Se a sua resposta é sim, você liga para o seu corretor diariamente – ou, pior, várias vezes ao dia – perguntando se houve alguma variação no preço do seu imóvel?
Acredito que sua resposta deva ser “não”, correto?
Uma atitude dessas soa até como um ato de insanidade.
No entanto, é exatamente isso que muitos investidores de fundos imobiliários fazem todos os dias.
A diferença é que, ao invés de ligarem para os seus corretores, ligam a tela do seu monitor – ou celular – para acompanhar a variação dos preços dos seus ativos na bolsa de valores através do home broker.
Que sentido existe nisso?
É absurda a quantidade de perguntas que recebemos todos os dias no seguinte sentido:
“Por que o fundo imobiliário XXXX11 caiu Y% hoje? ”
Obviamente que existem casos que uma notícia relevante possa ter impactado a conjuntura operacional de médio prazo daquele Fii e isso pode ter refletido em uma variação pontual no preço de suas cotas no mercado.
Mas na grande maioria das vezes, essas variações acontecem devido a existência de mais investidores querendo comprar um fundo imobiliário do que investidores querendo vender (o que faz com que o preço de cotação tenda subir) e/ou vice-versa, o que ocasiona a queda dos seus preços.
É a famosa lei da oferta e demanda.
Simples assim.
No mercado de capitais, grande parte das vezes não existe uma lógica racional por detrás das variações de preços dos ativos no curto prazo.
Diante disso, nós, investidores de valor com o foco no longo prazo, devemos nos policiar o máximo possível para evitar a entrada nesses famosos acontecimentos, muitas vezes citados como “efeito manada”, que é quando as pessoas replicam as atitudes de outras pessoas (compram e/ou vendem seus ativos) sem se darem o trabalho de se questionarem se aquilo faz sentido, de fato, ou não.
Se prestarmos mais atenção a esse tipo de comportamento, rapidamente iremos perceber que, no fim do dia, isso é excelente, pois faz com que janelas de oportunidades sejam abertas aos investidores focados no que realmente importa, que é a formação de um patrimônio voltado para a geração de renda passiva no futuro.
Portanto, poupe parte da sua geração de receitas mensal, atente-se aos fundamentos dos ativos, compre-os a bons preços e reinvista os dividendos.

Repita esse processo indefinidamente.

Paralelamente, abra o quanto menos o seu home broker.

Ao invés disso, nesse período de quarentena, vá ler um livro, ou assistir algum vídeo que agregue valor e conhecimento, ou use esse tempo fazendo coisas que você gosta.

Com certeza o seu nível de estresse irá diminuir e você tenderá a tomar menos atitudes precipitadas no decorrer do tempo.

Isso fará com que o seu patrimônio cresça exponencialmente com o passar dos anos, juntamente com a sua capacidade de geração de renda passiva, que é o que realmente importa e deveria ser o foco de quem investe em fundos imobiliários.

Faça isso.

Dê um descanso ao seu corretor (ou melhor, ao seu home broker) e viva melhor. 

Os efeitos dessa decisão serão recompensadores.

Conte conosco!
 
Referentes ao dia 01/04/2020
Notícias de 47 Fundos Imobiliários 

11 Fatos Relevantes;
6 Rendimentos; 
40 Assembléias;
6 Relatórios.
 
 
 
O Rio Bravo, administrador dos FIIs Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11) e Santander Agências (SAAG11)divulgou sua proposta definitiva de incorporação do SAAG11 pelo RBVA11.
Maxi Renda FII (MXRF11) fundo imobiliário de segmento híbrido, anunciou os valores dos rendimentos que serão distribuídos aos cotistas referente ao período de integralização das cotas da 5ª emissão. 

Mérito Desenvolvimento Imobiliário I (MFII11) é um FII que tem o objetivo principal de adquirir aquisições de participações em empreendimentos imobiliários desenvolvidos em parceria com incorporadoras.

Rio Bravo IFIX Fundo de FII (RBFF11), fundo imobiliário administrado e gerido pela BRL Trust e Rio Bravo Investimentos, respectivamente, enviou uma carta ao mercado esclarecendo os possíveis impactos do cenário atual em suas receitas e a visão para os desafios que o fundo terá pela frente. 
HSI Malls FII (HSML11) é um fundo imobiliário administrado pelo Santander Securities Services que teve seu inicio em meados de 2019 e já faz parte dos 15 FIIs mais negociados na bolsa de valores.

Nenhum comentário: